O Blogueiro

Blogs, monetização e marketing digital.

WordPress: Um caso de amor e ódio

Olá, pessoal! Bom vamos para mais uma viagem, e desta vez falaremos sobre o tão falado WordPress.

Meu caso com o WordPress foi ódio a primeira vista! Sim, isso mesmo! Como mencionei antes eu comecei na web com o Microsoft publisher, porém foi só um breve teste, não me aprofundei muito. Meu segundo contato foi com a plataforma Blogger do tio Google.

O primeiro contato com o Blogger

A facilidade que tive ao usar a plataforma Blogger de inicio já me conquistou. Em meados de 2008 não existia muitos sistemas/plataformas que ofereciam a facilidade que o Blogger oferecia e a quantidade de tutoriais em texto espalhados na web (o Youtube ainda não era tão popular).

Um dos meus primeiros blogs na plataforma Blogger em 2008

Nessa época era blog pra todo lado e a minha escolha como iniciante foi de downloads piratas, rsrsrs. Tinha exatos 20 anos, mas fiquei ausente e retornei somente em 2010 ~ 2011, novamente com blogger. Então foi nessa época que conheci o WordPress.com que é uma variação hospedada gratuita do WordPress.org, e confesso que achei horrível! Estava muito acostumado com o Blogger e estranhei de cara, foi então que conheci o CMS Joomla! e foi amor a primeira instalação.

Um pouco sobre o CMS Joomla!

Vou deixar para falar um pouco sobre o Joomla! em outro artigo, mas usei ele por anos e também em vários projetos de clientes, era maravilhoso, bem estruturado, código limpo e assim como o WordPress milhares de extensões e temas para instalar.

Quem conhece o WordPress das antigas e até hoje (se olhar o código dele), sabe que sempre foi mau codado aquilo ali. Se você pegar o código do Joomla e o do WordPress e abrir lado a lado vai ver a diferença e as estruturas que foram utilizadas para criar ambos os CMS’s são totalmente diferentes. Eu particularmente tive muita facilidade em aprender a mexer com o código do Joomla pela documentação e pela forma que foi codado e estruturado.

Depois do Joomla, estamos agora no momento recente, onde eu resolvi testar o WordPress pela facilidade de encontrar ajuda, extensões (plugins) e temas. De fato o WordPress tem muito mais extensões que o Joomla e uma comunidade muito maior, afinal mais que a metade da web é criada com WordPress. Então tive que largar meu grande amor para usar meu odiado WP.

Demorou para me acostumar e pegar o jeito com o WP, e até hoje ainda não sei muito, rsrsrsrs. Confesso que sinto saudades do Joomla e as vezes dou uma instalada em localhost para ver como anda, mas é fato que o WordPress facilitou minha vida e a maneira que eu crio meus projetos, apesar do código dele ser uma bagunça e eu nem tenha aprendido ainda a criar um tema (por falta de interesse mesmo, rsrsrs), afinal eu nem preciso, basta instalar o Elementor + Hello Theme e voilà!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe seu comentário

Trending