O Blogueiro

Blogs, monetização e marketing digital.

Por que usar a CDN gratuita da Cloudflare

Olá, blogueiros! Vamos novamente para um novo artigo e desta vez falaremos um pouco mais sobre a CDN da Cloudflare. Esse é o primeiro de uma série de artigos que irei fazer sobre a Cloudflare para mostrar um pouco da minha experiência e dar algumas dicas de configuração da Cloudflare para iniciantes.

Mas, o que é Cloudflare?

Cloudflare, inc. é uma empresa americana dos EUA que fornece uma gama de serviços, e possuí uma rede de distribuição de conteúdo, serviços de segurança da internet e serviços de servidor de nome de domínio distribuído, localizados entre o host e o cliente, agindo como um proxy reverso para sites.

Em resumo o serviço principal da Cloudflare é oferecer serviços de distribuição de conteúdo através de servidores espalhados por todo o mundo. Clouflare é um serviço muito útil para otimizar e aumentar a segurança do seu site.

Cloudflare é pago?

Existe vários planos e serviços distintos na Cloudflare pagos e também gratuitos. Se você não tem muitos recursos ou quer testar o serviço, pode começar a usar o CDN da Cloudflare de graça.

Crie sua conta grátis na Cloudflare clicando aqui.

Por que usar a Cloudflare?

As possibilidades aqui são muitas, mas vou me ater ao básico e para o iniciante, ok.

No geral a Cloudflare oferece um pacote de soluções que ajudam na performance, gestão e segurança para seu site ou aplicativo web. Entre os principais destaques, estão: SSL gratuito, gestão de DNS, proteção contra ataques DDOS e CDN.

Tem um recurso bastante interessante que gosto de usar também, que são os Aplicativos da Cloudflare. Esses aplicativos são desenvolvidos e oferecidos pela própria Cloudflare e também por terceiros. Falaremos mais sobre esses aplicativos em outro post, mas basicamente esses apps adicionam funções diretamente na renderização da página, como por exemplo adicionar um código no HTMLHTML HTML (Linguagem de Marcação de HiperTexto) é uma linguagem de marcação como o nome sugere, utilizada na construção de páginas na Web. Documentos HTML podem ser interpretados por navegadores. A tecnologia é fruto da junção entre os padrões HyTime e SGML. HyTime é um padrão para a representação estruturada de hipermídia e conteúdo baseado em tempo., um código de rastreamento e etc.

Resumindo, a Cloudflare é um serviço essencial no meu ponto de vista para qualquer webmaster ou blogueiro que queira otimizar seu site, dar mais segurança e adicionar recursos premium mesmo no plano gratuito. Afinal ter uma rede de distribuição, e diversos recursos premium de forma gratuita é um baita negócio.

Recursos em destaque

  • Certificado SSL gratuito
  • Gestão facilitada e rápida de DNS
  • Compra de domínios a preços competitivos
  • Proteção de ataques
  • Monitoramento de ataques DDOS
  • Regras de bloqueio de acessos
  • Economia no tráfego do servidor onde seu site está hospedado
  • Direcionamento de e-mails para caixas de entradas específicas

Existem diversos outros serviços de CDN que também oferecem planos gratuitos, porém a Cloudflare é o mais popular e o mais usado no mundo. Mas em outra oportunidade, trarei aqui para vocês, alguns serviços bacanas de CDN para WordPress.

4.00 avg. rating (87% score) - 1 vote

Deixe seu comentário

Trending