O Blogueiro

Blogs, monetização e marketing digital.

Joomla: O que é e para que serve

Chegou a hora de falarmos sobre esse maravilhoso CMS, não estou falando do WordPress! Apesar de muito popular, só tive um contato real com o WP após passar por diversas outras plataformas, entre elas a que mais se destacou para mim e ironicamente não utilizo mais com muita frequência é o Joomla!

Neste post não irei falar muito sobre minha experiência com o Joomla, apenas irei apresenta-lo e mostrar alguns fatos que cercam esse tão amado (e odiado) CMS. Antes de mais nada, falaremos o que é um CMS, logo após falaremos sobre o Joomla!

O que é um CMS?

CMS ou por extenso Content Management System em portugues, algo como Sistema para Gestão de Conteúdo ou simplesmente Gerenciador de Conteúdo. É como o nome sugere, um sistema/plataforma criada com foco em gerenciar conteúdo, geralmente para web.

O CMS reúne diversas características, e existem milhares espalhados pela web. O CMS mais popular do mundo é o WordPress e logo em seguida, mas com uma boa distância vem o Joomla!

Mas o que é Joomla?

O Joomla (pronúncia: [djumla]) é um CMS assim como o WordPress, Open Source. É um sistema de gestão de conteúdo para web tendo como base o PHP e banco de dados com MySQL.

Criado em 2005 pelo Open Source Matters, foi projetado com separação entre design, programação e conteúdo, proporcionando rapidez na produção de sites com flexibilidade, design personalizados e baixo investimento. Um é esqueleto de website pré-configurado com recursos básicos, com fácil manutenção e administração via web.

Curiosidade: Antes de se chamar Joomla, seu nome era Mambo, mas a equipe de desenvolvimento se separou e então nasceu o Joomla.

Minhas melhores experiências foram com Joomla, conheci entre 2011 ~ 2012 em sua versão 1.5, foi então de migrei do Blogger para o Joomla.

Para que serve o Joomla?

O Joomla assim como o WordPress tem como propósito ajudar na gestão de conteúdo, porém esse CMS vai além. Com uma estrutura bem programada, organizada e limpa, o Joomla tem até um Framework para desenvolvimento de aplicações, chama-se Joomla Framework.

Com o CMS Joomla é possível criar de um simples website a uma robusta aplicação baseada em PHP. Diferente do WP, no Joomla existe os seguintes elementos:

  • Core – Núcleo do Joomla, praticamente uma instalação limpa sem extensões de terceiros.
  • Component – É responsável por aplicar novas funções ao sistema, quase que um mini sistema dentro do Joomla com nova estrutura interna e novas funcionalidades a nível do CMS tanto no frontend ou backend.
  • Plugin – Diferente do WP aqui o plugin serve para implementar pequenas ou extender funções ou scripts no J!
  • Module – O módulo tem como objetivo quase sempre, de implementar peças visuais no Joomla, seja no backend ou no frontend (No wordpress é chamado de Widget).
  • Template – É o tema do Joomla, que é personalizável tanto no backend quando no frontend (No WP é chamado de Theme). Cada template tem suas características, mas todos tem posições de módulos, para que possa posicionar seu design ou função dentro da estrutura visual do site.

Assim como o WP e diversos outros CMS’s o Joomla possui uma comunidade ativa na web e milhares de extensões e templates (temas) gratuitos e/ou pagos. Um dos meus devs favoritos de Joomla é a Stackideas, eles criaram um sistema maravilhoso para criação de rede social, simplesmente não vi nada igual em qualquer outro CMS, nem mesmo no WordPress, a nível de código e de design.

Vou deixar uma palinha aqui para vocês, os principais componentes deles: EasySocial, EasyBlog, Komento, EasyDiscuss e PayPlans.

Quem usa o Joomla?

Joomla é o segundo CMS mais popular do mundo, mas possui apenas uma média de 2.6% do mercado global, enquanto que o WordPress tem 65%. Apesar de o WordPress ser originalmente focado em criação de blog (dá pra notar isso pela sua estrutua), acabou se tornando um CMS também.

O Joomla é usado por milhares de sites pela web e você pode conferir alguns sites no site oficial de showcase do Joomla.org, clicando aqui.

Aqui vai alguns destaques de sites/sistemas criados usando o CMS Joomla:

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe seu comentário

Trending