O Blogueiro

Blogs, monetização e marketing digital.

Jetpack Boost: O plugin de performance gratuito da Automattic

Jetpack Boost

E aí blogueiros(as), blz? Neste post irei falar sobre o plugin para WP Jetpack Boost. Esse plugin faz “parte” do plugin Jetpack da Automattic.

Se você já usa o WordPress há algum tempo, muito provavelmente já ouviu falar ou já utilizou o plugin Jetpack. Esse plugin possui diversos recursos para você otimizar seu site WP, porém em muitos casos a quantidade de recursos nele pode atrapalhar se você não tem a necessidades de usar todos os recursos deste plugin.

Desde o ano passado a Automattic vem trabalhando para desmembrar ou disponibilizar funções que faziam parte do plugin Jetpack de forma independente. Eu fiz um vídeo no ano passado sobre o plugin Jetpack Boost no nosso canal no Youtube que pode ser visto aqui (pega leve comigo, esse é meu “primeiro vídeo”).

O que é o Jetpack Boost

O Jetpack Boost é um plugin de performance para WordPress desenvolvido pela empresa criadora do mesmo, a Automattic. Com esse plugin você será capaz de otimizar seu site de forma simples, gratuita e ainda ter um ótimo resultado.

O Jetpack Boost tem na versão atual, três principais funções, são elas:

  • Otimizar o carregamento de CSS
  • Deferir javascripts não essenciais
  • Carregamento lento de imagens

Otimizar o carregamento de CSS

Ao ativar a função optmize CSS loading no Jetpack Boost, o plugin vai detectar o css mais importante para o carregamento critico e colocará esse css no topo da página e em linha (inline). Isso fará com que seu site carregue a página mais rapidamente, otimizando assim a performance do seu site WP.

Deferir javascripts não essenciais

Assim como outras centenas de plugins de performance para o WP, essa função é bem conhecida. Ao ativar esta função, o plugin irá deferir ou atrasar o carregamento de javascript não essencial da página. Isso vai resultar em uma melhor pontuação de carregamento para o Core Web Vitals.

Carregamento lento de imagens

Essa é outra função bem conhecida, ao ativar essa função o plugin Jetpack Boost vai atrasar o carregamento de imagens ao rolar da tela (lazy load). Essa configuração fará com que melhore também a pontuação no corre web vitals, fazendo com que coisas com uma menor prioridade carregue quando necessário, evitando um carregamento excessivo de recursos pelo usuário (client).

Minha opinião sobre o Jetpack Boost

No geral esse ótimo plugin criado pelos próprios desenvolvedores da Automattic é uma mão na roda e uma ótima alternativa para quem precisa de algo simples, fácil de configurar e ainda grátis.

Observação: Vale ressaltar que para extrair o máximo deste plugin, é recomendado que você utilize o mínimo de plugins possíveis para seu projeto, visto que pode ter conflitos ou uma limitação do aproveitamento deste plugin por incompatibilidade.

Jetpack Boost – Website Speed, Performance and Critical CSS

Conheça o plugin clicando aqui.

5.00 avg. rating (97% score) - 1 vote

Deixe seu comentário

Trending