O Blogueiro

Blogs, monetização e marketing digital.

CDN: O que é e para que serve?

Fala blogueiros(as)! Neste post irei falar sobre CDN, o que é CDN, para que serve e quais os benefícios. Segue o post!

Lembrando que este post foi criado com base em minha experiência, não sou um expert em segurança da informação. Como aqui é um blog, e é voltado a conteúdo sobre sites, blogs e marketing digital vou me limitar a falar sobre CDN a nível de sites, ok. Vamos lá!

O que é CDN?

CDN é uma abreviação em inglês de Content Delivery Network, que basicamente é uma rede de distribuição de conteúdo.

Uma rede de entrega de conteúdo, ou rede de distribuição de conteúdo (CDN), é uma rede distribuída geograficamente de servidores proxy e seus data centers. O objetivo é fornecer alta disponibilidade e desempenho, distribuindo o serviço espacialmente em relação aos usuários finais. As CDNs surgiram no final da década de 1990 como um meio de aliviar os gargalos de desempenho da Internet quando a Internet estava começando a se tornar um meio essencial para pessoas e empresas. Desde então, as CDNs cresceram para servir uma grande parte do conteúdo da Internet hoje, incluindo objetos da web (texto, gráficos e scripts), objetos para download (arquivos de mídia, software, documentos), aplicativos (comércio eletrônico, portais), transmissão ao vivo mídia, streaming de mídia sob demanda, sites de mídia social e etc.

Para que serve um CDN?

Se voltarmos para sites e blogs, o CDN tem a função de distribuir recursos necessários do servidor para o cliente (usuário). O CDN armazena os arquivos necessários para cada aquisição e envia para o cliente, sem precisar ficar constantemente consultando o servidor sobre os arquivos que ele vai servir. Isso faz com que a velocidade de carregamento das páginas, imagens, e etc, sejam mais rápidos e mais seguros em alguns casos.

Como usar um CDN?

Existem vários tipos de CDN e também empresas que oferecem esse serviço, o mais famoso deles é a Cloudflare que oferece serviços para a maior parte de sites pela internet. O melhor é que a Cloudflare oferece o serviço de CDN a partir custo “ZERO”.

Para usar CDN em seu site ou blog, você deve criar uma conta em um provedor de CDN, ou ter um servidor configurado para que possa servir os arquivos para seu site ou blog. No geral quando se usa um servidor privado para CDN, ou você contrata um plano pago, os arquivos são servidos em um subdomínio pré-configurado para armazenar os arquivos estáticos que serão renderizados para o cliente final.

Cloudflare CDN gratuito

A Cloudflare oferece o serviço de CDN gratuito, que tem ótimos recursos e quebra um galhão para quem precisa de um CDN, mas não quer ou não tem muita grana para investir no serviço.

No próximo post sobre CDN, irei mostrar alguns truques que uso na configuração do cloudflare.

Se quiser se cadastrar, segue o link:

https://www.cloudflare.com/pt-br/

4.00 avg. rating (87% score) - 1 vote

Deixe seu comentário

Trending